Nesta etapa do processo de aprendizagem o adolescente do Fundamental II prioriza o grupo, desse modo a troca de experiências vem consolidar a formação, desempenhando, o professor, o papel simultâneo de formador e formando, visto que a sua troca ou interação com seu educando deve ser constante.

Família e escola se complementam na educação do aluno; todos devem ter consciência de que cada um tem um âmbito de ação e responsabilidade e de que juntos terão êxito, portanto nossa proposta é de uma ação colaborativa, preparando os jovens para as tomadas de decisões que terão que enfrentar brevemente.

No Fundamental II valoriza-se ainda mais o diálogo entre os diferentes conhecimentos, pois só a reunião de todos eles permite uma real e significativa compreensão do nosso mundo e só a partir dessa compreensão poderemos modificá-lo para que a sociedade seja cada vez mais justa e democrática, permitindo que todos os cidadãos possam exercer seu papel da melhor forma possível. Também neste segmento implementa-se a utilização da tecnologia, visto ter ela um significado muito especial para o adolescente atual, um nascido digital.