No Colégio Neo Master, a criança do Fundamental é vista como sujeito de suas ações e direitos e, a partir de suas interações, relações e práticas cotidianas constrói sua identidade pessoal e coletiva. Qualquer atividade proposta é especialmente pensada para essa faixa etária e busca gerar conhecimento, isto é, provocar mudanças internas e externas na criança e nas relações sociais dela. Consideramos, portanto, o conhecimento escolar dinâmico e não mera simplificação do conhecimento científico adequada a cada faixa etária.

Todas as ações estão fundamentadas na pedagogia sociointeracionista, numa interação constante entre o aprendiz e o objeto do conhecimento, logo nosso aluno não é um mero receptor de informações e sim o construtor de seu próprio conhecimento, valorizando-se a interdisciplinaridade e o uso das tecnologias de comunicação e informação das quais o mundo atual não pode prescindir.

Assim o aluno Neo Master é permanentemente desafiado pelo seu professor, que é o articulador do processo de aprendizagem, buscando fazer a inter-relação entre os diversos saberes que estão sendo construídos.